Foto Olhares
CidadesGoiásTurismo

9 lugares incríveis em Goiás que vão te convencer a desbravar a região Centro-Oeste do Brasil

COCALZINHO DE GOIÁS
Cocalzinho de Goiás Foto: Shutterstock

COCALZINHO DE GOIÁS

A 129 quilômetros de Goiânia está Cocalzinho de Goiás, destino famoso por abrigar o maior lago subterrâneo da América Latina. Construída às margens do Rio Corumbá, a cidade é cortada por vários córregos, propiciando o surgimento de diversas cachoeiras diferentes. Entretanto, a grande atração da cidade fica por conta da Caverna dos Ecos que surpreende por seu tamanho e beleza.

Para quem gosta de aventura, um programa obrigatório é a visita a Tirolesa dos Pireneus, que possui 567 metros de comprimento. Já para quem prefere um programa mais gastronômico, a cidade abriga uma incrível vinícola, a Fazenda Pirineus Vinhos e Vinhedos que oferece programas especiais aos turistas.

PIRENÓPOLIS
Fotos Pirenópolis Shutterstock

PIRENÓPOLIS

Misturando o charme de uma cidade histórica com atrações naturais incríveis, Pirenópolis é aquele lugar que todo mundo deveria visitar uma vez na vida. Localizada a cerca de 130 km de Goiânia, o local foi descoberto em 1727 por um grupo de bandeirantes e recebeu este nome por causa de sua localização, aos pés das Serras dos Pirineus. Com uma grande quantidade de ouro, a cidade foi muito explorada, mas em 1900 iniciou-se um processo de conservação que tornou possível preservar a maior parte de suas características originais.

Por isso, conhecer Pirenópolis é como voltar no tempo onde ruas de paralelepípedos e construções históricas formavam a paisagem. Para deixar tudo ainda melhor, cachoeiras e rios de águas cristalinas esperam o visitante. São mais de 82 cachoeiras para ninguém colocar defeito.

CIDADE DE GOIÁS
Fotos de Goiás Shutterstock

CIDADE DE GOIÁS

Conhecer cidades históricas é uma das atrações do interior do Centro-Oeste. A Cidade de Goiás, a cerca de 140 km da capital, é um daqueles lugares super charmosos que não precisa estar em seu roteiro. Com ruas de paralelepípedos e casarões coloridos, o destino foi considerado Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO desde 2001.

Com uma mistura de estilos de arquitetura, andar pelas ruas da Cidade de Goiás é como caminhar em um museu a céu aberto. Em cada construção é possível reconhecer estilos como o barroco e até mesmo o gótico. Um dos grandes destaques da cidade é o Museu de Arte Sacra e Igreja do Rosário. Outra parada obrigatória é a casa da poetiza Cora Coralina, onde estão expostos seus pertences e manuscritos.

RIO QUENTE
Foto: Divulgação/Rio Quente Resorts via Assessoria de Imprensa

RIO QUENTE

Um destino tranquilo e paradisíaco, mas ao mesmo tempo divertido e surpreendente. Talvez essa seja a melhor definição para o Rio Quente, a 180 km de Goiânia. Ideal para todos os tipos de viajantes, o local possui águas cristalinas incríveis e uma área verde impecável. Formado por águas naturalmente aquecidas, o complexo está dentro do Rio Quente Resorts, sendo o roteiro certo para toda a família.

A joia do local certamente é o Parque das Fontes e suas águas termais. Com um rio de águas quentes passando bem ao lado do complexo hoteleiro, conseguiram encontrar uma maneira de canalizar suas águas e transformar tudo em um cenário único no mundo. Ao todo são oito piscinas termais com pedrinhas no fundo, onde o visitante consegue ver as águas nascendo do solo! É um verdadeiro SPA a céu aberto. Já para a criançada se divertir, o Hot Park, parque de diversões com águas termais, é a melhor escolha. Este é o único atrativo onde é possível acessar sem estar hospedado no complexo.

VILA PROPÍCIO
Vila Propício foto Shutterstock

VILA PROPÍCIO

Localizada dentro do Parque Estadual da Serra dos Pirineus, a Vila Propício é um daqueles destinos que todo aventureiro precisa conhecer. Originalmente, o local era distrito de Pirenópolis. Hoje, é opção de roteiro para quem quer explorar a natureza. A razão do lugar ser famoso é porque ele abriga um imenso conjunto de grutas e cavernas ricas em detalhes.

Ao todo são mais de 50 cavernas para serem exploradas, algumas de mais fácil acesso e outras que, para visitar, precisa do acompanhamento de um guia turístico. Para quem quer se refrescar, a cidade abriga ainda a Cachoeira Rio dos Patos e o incrível Lago Azul, de águas azuis e cristalinas, perfeito para banho e mergulho.

FORMOSA
Vila Propício foto Shutterstock

FORMOSA

Considerada uma das melhores cidades de turismo do estado de Goiás, Formosa reúne tudo de melhor em um só lugar: natureza, águas cristalinas e cenários surpreendentes para ninguém colocar defeito. O destino é muito procurado pelos aventureiros que gostam de descobrir lugares inusitados e parte dessa fama se dá pela principal atração da cidade: o Buraco das Araras.

Trata-se de uma imensa falha no solo, criando uma espécie de buraco gigante cercado por muito verde. Alguns corajosos praticam rapel no local, feito com especialistas e equipamentos de segurança! Vale a pena se aventurar. Para quem quer uma programação mais leve, sítios arqueológicos e cachoeiras são boas opções.

CHAPADA DOS VEADEIROS
Vila Propício foto Shutterstock

CHAPADA DOS VEADEIROS

Chapada dos Veadeiros é um dos principais destinos em Goiás para quem quer emergir na natureza. Famosa por seu esoterismo e pela quantidade de cachoeiras que possui, o local abriga paisagens incríveis que conquistam todos os turistas. As atrações da Chapadaestão espalhadas por três cidades da região: Alto Paraíso de GoiásSão Jorge e Cavalcante. Por ser uma área bem extensa e com muitas atrações, a dica é reservar alguns dias para conhecer o melhor da região.

Uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada dos Veadeiros – e do Brasil – é a Cachoeira Santa Bárbara. Não é à toa que a atração é uma das mais procuradas pelos turistas que gostam de uma boa trilha e de conhecer lugares absurdamente bonitos. Chegar até esse paraíso natural não é fácil, mas todo esforço vale a pena ao mergulhar em suas águas turquesas.

RIO ARAGUAIA
Rio Araguaia foto Shutterstock

RIO ARAGUAIA

O Rio Araguaia é uma das maiores bacias hidrográficas do Brasil e um refúgio perfeito para quem quer curtir o melhor da natureza, que apresenta a mínima interferência do homem. Muitos sabem que o Rio passa pelo Tocantins e Mato Grosso, mas o que quase ninguém sabe é que ele nasce em Goiás, mais precisamente na Serra do Caiapó.

Ao longo do seu curso, é possível encontrar diversas cidades que valem a visita, entre elas estão Aragarças, cidade conhecida por suas águas termais; Aruanã, que conta com praias de rio perfeitas para se refrescar; e São Miguel do Araguaia, que dá acesso a à Ilha do Bananal, maior ilha fluvial do mundo. De qualquer forma, estando por lá, não deixe de conferir o pôr do sol em meio ao rio.

PARQUE ESTADUAL SERRA RONCA
Terra Ronca foto Shutterstock

PARQUE ESTADUAL TERRA RONCA

A 641 km de Goiânia, na região Nordeste de Goiás, está o melhor destino para quem ama cavernas: o Parque Estadual de Terra Ronca (PETeR). O espaço abrange uma área de 57 mil hectares e é considerada uma das maiores concentrações de cavernas da América Latina. A porta de entrada para esse paraíso é a cidade de São Domingos, sendo uma boa opção para montar ‘base’ e sair explorando a região.

Dentre as principais atrações, estão a Caverna Angélica, uma das maiores do parque com mais de 14 quilômetros de extensão; a Caverna São Mateus, considerada a maior de todas com 24 quilômetros de extensão; e a Cachoeira do Rio São Bernardo, que oferece uma visão incrível da natureza.

Fonte: Guia da Semana