segunda-feira, setembro 21, 2020
sport

A cultura da região centro-oeste do Brasil é diversificada, tendo influência dos povos indígenas, gaúchos, mineiros, paulistas, bolivianos e paraguaios.

23views

Em uma posição estratégica, essa região faz fronteira com todas as outras regiões do Brasil, além dos países sul-americanos Bolívia e Argentina.

A formação do centro-oeste se deu como fruto da miscigenação entre os povos indígenas, gaúchos, mineiros, paulistas, bolivianos e paraguaios. Esse fator acabou por influenciar na sua cultura, caracterizando-a como totalmente plural, ao incorporar elementos de cada população.

O Centro-Oeste tem se tornado conhecido pela música sertaneja, que movimenta bilhões na economia e produz eventos importantes.

Pertencem a região importantes patrimônios culturais materiais e imateriais, tais como a Cavalhada e a Festa do Divino Pai Eterno, alguns até tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

As riquezas naturais do centro-oeste têm propiciado o turismo ambiental, como é o caso das lindas cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, e os paraísos de Bonito, em Mato Grosso do Sul, e Nobres, em Mato Grosso.

Na culinária a competição com outros locais também é acirrada, com destaque para: arroz com pequi, arroz carreteiro, pamonha, maria-isabel, entre outros deliciosos pratos.

Embora seja a única região que não é banhada pelo mar, existem muitos outros atrativos. Conheça um pouco mais sobre a cultura do centro-oeste e faça uma visita para apreciar as suas riquezas!

Leave a Response