AgendaSem categoria

BioFLORESTA, o mais novo curso do Ecocentro IPEC em Pirenópolis.

Será inaugurado no Ecocentro IPEC (Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado) o curso BioFLORESTA, que tem como tema para este ano: Caminhos para uma nova agricultura.

O objetivo do projeto é  apresentar e compartilhar a importância de buscarmos uma agricultura que reflita a biodiversidade tropical, utilizando a observação de sistemas naturais, a sistematização dos princípios da ecologia, os conhecimentos agronômicos e aplicando os princípios da Permacultura.

Durante o BioFLORESTA, os participantes aprenderão o manejo ecológico dos solos; adubação; importância da matéria orgânica; como pensar o design de um plantio; executar um plantio agroflorestal; manejar um sistema agroflorestal já estabelecido; fazer uma avaliação financeira da área plantada e a importância das Plantas Alimentícias Não- Convencionais – PANCS.

Também será abordado a inclusão de animais no sistema de abate de aves; criação de abelhas nativas sem ferrão; manutenção básica e manejo seguro das ferramentas utilizadas. Tudo isso completando com a teoria necessária para ter um entendimento completo da experiência.

Todas técnicas de agricultura estarão em sintonia com a sabedoria da floresta, conhecida por povos tradicionais indígenas desde anos imemoráveis, com uma abordagem moderna e que atenda às necessidades reais de produção de alimentos.

 

O Ecocentro

O Ecocentro IPEC é um núcleo de atividades empreendedoras que demonstra, desde 1999, as soluções para o empreendedorismo sustentável. A metodologia de ensino aplicada é muito simples e prática, adaptada a qualquer tipo de público. Permite a descoberta e observação de uma área em constante recuperação ambiental.

Curso BioFLORESTA

Data: 10 a 14 de fevereiro

Local:  Ecocentro IPEC

Contato: (62) 9909-1512

Ingressos Disponíveis