quarta-feira, novembro 25, 2020
CidadesTurismo

Caipônia: ecoturismo e aventura

90views


Caiapônia, a 334 quilômetros de Goiânia, é sem dúvida, um dos mais importantes pólos do turismo aventura do Estado. As infinitas cachoeiras disputam os olhares de admiração com as exóticas silhuetas da Torre, da Freira, do Gigante Adormecido, dentre outras.


Para o turismo ecológico, Caiapônia é um verdadeiro santuário. São cachoeiras, antigas propriedades rurais, rios caudalosos, formações rochosas e uma paisagem sem igual. A Serra do Gigante Adormecido, um paredão místico e imponente que abriga monumentos naturais como as Torres, a Freira, o Rosto e a Muralha, é uma de suas mais apreciadas atrações.


Com 14.432 habitantes, Caiapônia tem se firmado como pólo turístico. A Cachoeira do Pântano é uma de suas atrações. Formada pelo ribeirão Pântano, ela oferece um belo visual. Uma cascata despenca por uma escadaria de pedras simetricamente arrumadas pela natureza.


A Cachoeira do Vale, 12 quilômetros da sede do município, por asfalto, é outra opção turística de Caiapônia. Ela mostra a precipitação das águas em longa extensão da serra de pedras coloridas. Em sua queda, forma um enorme lago de água cristalina e de pouca profundidade, ideal para banhos refrescantes.


Outras duas Cachoeiras complementam a beleza turística de Caiapônia: a da Abóbora e a de São Domingos, as duas bastante próximas uma da outra. Em meio à mata fechada, a Cachoeira da Abóbora desde de uma altura de 120 metros. A de São Domingos, a 350 metros, formada pelas águas do rio Piranhas, tem queda de 40 metros. Ambas são procedidas de enormes lagos.


Conhecida como o município das mil cachoeiras, Caiapônia oferece ainda a deslumbrante beleza da Cachoeira do Salomão, uma queda d`água com cerca de 80 metros, de difícil acesso, mas de visual compensador. Suas águas são transparentes e protegidas por uma vegetação rica em espécies, onde destacam-se orquídeas e várias tonalidades.


Muitas outras cachoeiras menores, mas de igual beleza, estão dispostas em todas as regiões do município. Todas elas são excelentes para acampamentos e a grande maioria ideal para o lazer de crianças, face às suas águas rasas e margens limpas.


Visitar Caiapônia é entrar em contato com o mais belo na natureza goiana. O município tem excelente estrutura hoteleira e oferece guias turísticos. Está localizado na Região Sudoeste do Estado e pode ser alcançado pelas GOs 060 e 221.