sexta-feira, janeiro 28, 2022
Home Cidades Delícias goianas: conheça 10 pratos típicos da culinária de Goiás

Delícias goianas: conheça 10 pratos típicos da culinária de Goiás

Foto: Emater

Como praticamente todo cardápio brasileiro, a lista de pratos típicos de Goiás foi influenciada pelas cozinhas indígena e europeia. Tropeiros vindos de Minas Gerais e São Paulo também deram uma rica contribuição ao caderno de receitas local, que costuma incluir tutu de feijão, paçoca de carne-seca e, para a sobremesa, ambrosia e doces em compota.

Há uma característica, no entanto, que diferencia a culinária goiana daquela existente em qualquer outra parte do país: a farta presença de ingredientes nativos do Cerrado. Só aqui você terá a chance de provar, por exemplo, mil e uma receitas com pequi (típico frutinho amarelo) e guariroba (um palmito amargo). Os sucos e sorvetes também revelam sabores regionais: cajá-manga, murici e araticum são alguns deles.

Na despensa do estado, um ingrediente tem atraído a atenção de chefs de cozinha de todo o Brasil: o baru. Tanto a castanha quanto a polpa do fruto do baruzeiro, árvore comum no Cerrado, são usadas na cozinha goiana. Torrada, a castanha entra no preparo de pães e biscoitos e também é vendida em saquinhos, como se fosse amendoim.

Saiba mais sobre outros ingredientes e pratos populares de Goiás.

1. Arroz de pequi, prato típico da culinária goiana, Goiás

<strong>Arroz com pequi</strong> O frutinho amarelo, símbolo do estado, dá cor e sabor característicos a boa parte dos pratos típicos. Geralmente cozido com arroz e frango, o pequi pode ser acrescido às receitas em polpa ou inteiro. Neste último caso, deve ser consumido com cautela: é preciso roê-lo com cuidado e, em hipótese alguma, mordê-lo. Cheio de espinhos, seu caroço pode, facilmente, machucar a boca dos desavisados
Arroz com pequi O frutinho amarelo, símbolo do estado, dá cor e sabor característicos a boa parte dos pratos típicos. Geralmente cozido com arroz e frango, o pequi pode ser acrescido às receitas em polpa ou inteiro. Neste último caso, deve ser consumido com cautela: é preciso roê-lo com cuidado e, em hipótese alguma, mordê-lo. Cheio de espinhos, seu caroço pode, facilmente, machucar a boca dos desavisados (Mauro Holanda/Reprodução)

2. Comida goiana e mineira

Comida goiana e mineira do restaurante <a href=
Entre os pratos típicos do estado, o arroz com suã e o leitão pururuca são pedidas acertadas. (Heudes Regis/Reprodução)
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments