quarta-feira, abril 14, 2021
Home Cidades Projeto desenvolvido em Alto Paraíso de Goiás está entre os finalistas de...

Projeto desenvolvido em Alto Paraíso de Goiás está entre os finalistas de premiação internacional

O projeto Plantar o Bem, executado pela Associação Empresa Azul e Conselho da Comunidade da comarca de Alto Paraíso de Goiás, em parceria com o Poder Judiciário local e Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), está entre os finalistas para a categoria técnica de segurança alimentar, do Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe.

A iniciativa qualifica reeducandos da Unidade Prisional de Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros, por meio de um programa de educação profissional. Ensina, na prática, a produção e o manejo de mudas de hortaliças e frutíferas orgânicas, um ofício rentável, sustentável e que ocupa a mente, trabalha o corpo e a autoestima dos reeducandos, além de capacitar os apenados com as bases da Liderança Fraterna. Outra vantagem é que o trabalho gera riqueza para o próprio projeto, com possibilidade de ampliação para outras unidades do sistema prisional, e, ainda, promove a Segurança Alimentar e Nutricional ao oferecer alimentos produzidos de forma ambiental, econômica e socialmente sustentável;

Com relação aos conteúdos técnicos do projeto estão: produção e manejo de mudas de hortaliças e frutíferas tropicais orgânicas para venda; produção e manejo de hortaliças orgânicas para consumo interno e venda (em caso de excedente); produção de composto orgânico; manejo de irrigação para manutenção das mudas e horta orgânica; planejamento para o cultivo de hortaliças orgânicas.

Sobre o Prêmio

O Prêmio Juventude Rural Inovadora na América Latina e no Caribe é uma das primeiras iniciativas do Centro de Conhecimentos e Cooperação Sul do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e é co-financiado pelo Governo da China. Desde 1977, o FIDA atua em todo o mundo incentivando a produção de pequenos agricultores e atuando na luta contra a pobreza. O Prêmio busca identificar, premiar e divulgar iniciativas inovadoras e sustentáveis de jovens de países da América Latina e do Caribe.

A categoria

Segurança Alimentar: Iniciativas que promovam e/ou garantam o direito das populações rurais da América Latina e do Caribe ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde, que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultural, econômica e socialmente sustentáveis. Fonte: TJGO

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments