quinta-feira, maio 6, 2021
Home Cultura Goiás Pirenópolis reabre para turistas nesta sexta-feira (14/8)

Pirenópolis reabre para turistas nesta sexta-feira (14/8)

Pirenópolis considerada a queridinha dos goianos, localizada a 151 Km de Brasília, reabrirá para turistas neste fim de semana. O decreto do prefeito João Leo (DEM) prevê que bares, restaurantes, pontos turísticos, hotéis, pousadas e demais hospedarias poderão funcionar a partir desta sexta-feira (14/8), desde que sejam seguidos os critérios de segurança sanitária. A cidade de Pirenópolis está fechada para turistas desde o dia 25 de março para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Segundo o decreto, os turistas só terão acesso à cidade se comprovarem que possuem reserva em hospedagem ou ingresso para atrativo turístico na cidade. Os estabelecimentos, inclusive os pontos turísticos, só poderão operar com metade da capacidade e espaço para garantir distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas.

A prefeitura preparou um manual técnico de boas práticas e de biossegurança para a retomada consciente do turismo na cidade. Proprietários e funcionários dos estabelecimentos comerciais receberam orientações e treinamentos para atender aos turistas com segurança. O funcionamento dos bares e restaurantes está autorizado diariamente, até meia noite, mas não são permitidas aglomerações.

Na entrada de cada ambiente será conferida a temperatura dos clientes e trabalhadores e respondido um questionário sobre os sintomas. Quem estiver sintomático ou febril não poderá entrar para trabalhar ou passear. Também não será permitido ficar sem máscara, salvo na hora de comer e beber. Nos pontos turísticos ao ar livre como rios e cachoeiras, principais atrativos da cidade, ficar sem a máscara só será permitido enquanto o turista estiver tomando banho. O decreto prevê que as máscaras devem ser adequadamente guardadas nesse período pois não será permitido deixá-las sobre mesas ou bancadas.

Nem todos os atrativos turísticos da cidade voltam a funcionar neste fim de semana. A Cachoeira do Abade, por exemplo, informou nas redes sociais que só deve retomar as atividades no mês de setembro, em função da pandemia. 

De acordo com o mais recente boletim epidemiológico da prefeitura de Pirenópolis, três pessoas morreram com a doença no município. Casos confirmados são 133, sendo que 75 pessoas já se recuperaram e cinco estão internados.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments