quinta-feira, julho 29, 2021
Home Cultura Transferência da capital para a Cidade de Goiás é cancelada em 2020

Transferência da capital para a Cidade de Goiás é cancelada em 2020

Foto: Murillo Velasco

A tradicional transferência da capital, que ocorre durante as comemorações de aniversário da Cidade de Goiás, foi cancelada neste ano. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (24) pelo governo do estado. Assim, como outros eventos tradicionais, a pandemia de covid-19 tem sido o motivo para que não haja realização de atividades que possam gerar aglomerações.

Todo ano, durante pelo menos três dias, os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário são simbolicamente transferidos para o município, que foi a capital do estado até 1933. O ato é uma homenagem e uma forma de o governo valorizar a tradição e a população da cidade de Goiás, que celebra 293 no sábado (25).

No ano passado, a solenidade teve início com ato no Palácio Conde dos Arcos, antiga sede do governo de Goiás, que leva nome em homenagem ao primeiro governador da capitania de Goiás: Dom Marcos de Noronha. Na ocasião, o representantes dos três poderes despacharam da antiga capital.

Outros cancelamentos

Além da transferência da capital, a tradicional Romaria do Muquém, realizada há mais de 270 anos em Niquelândia, no Norte do estado, não terá presença física dos fiéis neste ano. A própria Procissão do Fogaréu, realizada em Goiás desde 1.745 foi cancelada pela primeira vez. Com 180 anos de tradição, a Festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, também não foi presencial. Até a temporada do Araguaia foi cancelada em 2020, em decorrência da pandemia de covid-19.

Os cancelamentos fazem parte das medidas de isolamento social impostas para evitar rápido alastramento do coronavírus entre a população goiana. Autoridades de saúde avaliam que o estado passa em julho pelo pico da doença. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, Goiás possui 50.915 casos confirmados da doença e 1.295 óbitos.

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments