Sancionada a inclusão da Caminhada Ecológica no Calendário Cívico Cultural de Goiás

Recebeu a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB) a Lei Estadual nº 21.353 (originalmente projeto de lei nº 1845/19), de autoria do deputado Delegado Eduardo Prado (PL). A matéria visa instituir no Calendário Cívico Cultural do Estado de Goiás a Caminhada Ecológica, comemorada, anualmente, no dia 27 de julho.

Segundo a justificativa da matéria, a Caminhada Ecológica surgiu numa quinta-feira, 27 de julho de 1990. Foi nesse dia, às 5 horas da manhã, que Antônio Firmino de Lima, o seu ‘Donca’, deu os primeiros passos naquele trajeto entre Goiânia e Aruanã que seria, nos anos seguintes, repetido por centenas de outros atletas. Donca deu início a um gesto, posteriormente abraçado em forma de projeto institucional (pelo jornal O Popular).

“Hoje a Caminhada Ecológica se constitui num verdadeiro grito de alerta pela natureza, em especial, pelo Rio Araguaia e o Cerrado brasileiro. São impressionantes 310 Km de Caminhada Ecológica, saindo de Goiânia e passando por outras cidades (Brazabrantes, Inhumas, Ituaçu, Itaberaí, cidade de Goiás, Faina, Araguapaz) e finalizando em Aruanã, às margens do Rio Araguaia”, aponta o parlamentar.

O legislador registra que a alegria dos atletas, misturada à emoção do carinho e afeto expressos no reconhecimento pelo esforço e garra, são traduzidos de várias maneiras durante o percurso. “Ao passar por cada cidade, o atleta local vai à frente do pelotão, tendo ao fundo a bandeira símbolo da Caminhada Ecológica. Dessa forma, é destacado e, junto com todos, leva a sua mensagem da preservação do meio ambiente.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.