quinta-feira, julho 29, 2021
Home Goiás Moda 10 comidas típicas de Goiás

10 comidas típicas de Goiás

As comidas típicas de Goiás são as mais gostosas do Brasil. Sem falar que os pratos em Goiânia e no interior são os mais bem servidos do mundo. Se você acha que é exagero, está precisando visitar Goiânia, Anápolis, Pirenópolis ou qualquer cidade do estado pra provar essas delícias. Aliás, veja os melhores pontos turísticos de Goiás.

Além de serem as mais gostosas, as comidas típicas de Goiás são as mais peculiares. Onde mais você encontra um lugar chamado “pit dog”? Ou come uma massa de milho com leite em cima? Se não está acreditando, confira nos número 3 e 5 da lista.

As 10 comidas típicas mais gostosas de Goiás

1 – Empadão Goiano

Empadão goiano

Enquanto o Brasil inteiro come torta de frango, Goiás se superou e criou o Empadão Goiano. Massa fininha embaixo, mediana em cima e levemente queimada nas laterais. No recheio, frango desfiado, azeitona, pedacinhos de linguiça caseira e o ingrediente mais goiano de todos: GUEROBA, nome carinhoso em Goiás da Guariroba, aquele palmito amargo natural do cerradão.

2. Panelinha

A panelinha é um nome gourmet e recente de uma das mais deliciosas invenções da culinária goiana: uma espécie de risoto rústico, com arroz normal, carne ou frango e temperos a gosto como pimenta de cheiro, açafrão e claro, pequi. Essa da foto, que comi em Pirenópolis, é uma clássica Maria Izabel, somente com arroz e carne, além dessa cobertura de queijo e pimenta.
3. Pamonha Goiana

m São Paulo dizem que existe pamonha. Em Brasília também. Os mineiros também acham que sabem fazer. Mas em Goiás, a pamonha não é só a melhor do Brasil, como também é um evento social. Até hoje as famílias e amigos se juntam pra fazer pamonha. Inclusive as crianças participam, descascando o milho. Quem não tem tempo, sempre compra a pamonha pronta. Prova disso são as dezenas de pamonharias de Goiânia, sempre cheias. Os sabores mais pedidos são a pamonha de doce, a de sal e a pamonha mista, que vem com um pedacinho de linguiça dentro.  Na hora de comer, o ritual de desembrulhar a pamonha deixa qualquer goiano com água na boca. Como “tempero” extra, muitos colocam leite no prato, junto à pamonha.

4. Biscoito de Queijo

Biscoito de polvilho e queijo com batata | Ana Maria Braga

Os mineiros que me perdoem, mas o biscoito de queijo de Goiás é o melhor do Brasil. E digo mais: é o único e verdadeiro biscoito de queijo. Quem tem uma tia ou avó goiana sabe do que eu estou falando. Aquela massa crocante, que quebra e esfarela um pouco a cada mordida. Aquele interior mais molinho, amarelado por causa do ovo caipira. Se é bom saindo do forno, fica melhor ainda no dia seguinte, sempre acompanhado de uma caneca de café.

5. X-Tudo do Pitdog

Pit dog em Jataí: opções para um lanche reforçado - Dia Online

Ninguém sai da balada em Goiânia sem passar no pit-dog depois. Mas afinal, o que é um pit-dog? Essa palavra que já faz parte do dicionário goiano se refere a pequenas lanchonetes de rua, a maioria no meio das praças das cidades. No cardápio, sanduíches de todo tipo. O que mais sai é o X-Tudo, um hambúrguer mata-fome que leva queijo, ervilha, milho, presunto, salsicha, ovo e qualquer coisa que você imaginar. 

6. Arroz com Pequi

arroz com pequi comidas tipicas goias

Nem todo mundo em Goiás gosta de música sertaneja. Mas quando a assunto é pequi, o estado é praticamente unânime: “Bão demais”.  O pequi é um fruto típico do cerrado e pode ser feito de várias formas, como no molho de frango, na panelinha e no arroz branco, que fica amarelinho e saboroso. Lembrando aos desavisados que não se pode morder um pequi, pois ele é recheado de espinhos que grudam na língua. A forma correta de comer é roendo sua camada amarela, sem se atrever a ultrapassar a camada mais dura.

7. Galinhada

Galinhada tradicional | Receitas Gshow | Gshow

Se a panelinha é uma comida típica de Goiás que vem ganhando força nas cidades turísticas e o arroz com pequi é para os paladares, digamos, mais acostumados aos sabores de Goiás, a galinhada é universal. Não sei onde foi inventada, talvez tenha sido até na China, mas de fato a galinhada de Goiás é insuperável, principalmente se comida embaixo de uma árvore do cerrado. Além de arroz e frango, uma galinhada típica de Goiás também pode levar umas lascas de pequi e gueroba.

8 – Guariroba

Receita de Salada de guariroba, enviada por Sueli - TudoGostoso

A guariroba é uma palmeira nativa do Brasil e é também conhecida como gueiroba, gueroba, gariroba, gairoba, palmito-amargoso, catolé, coco babão, pati-amargoso, coco-amargoso, coqueiro-amargoso.

Entre seus produtos, destaca-se o palmito ou broto terminal. Considerado por muitos como verdura de sabor amargo, o que de fato é quando comparado aos palmitos doces das espécies da Mata Atlântica, o palmito da guariroba é uma iguaria de largo aproveitamento culinário em alguns estados, inclusive algumas regiões de Goiás e Minas Gerais.

9 – Mané pelado

Bolo de Mandioca da mamãe (mané Pelado | Receitas Gshow | Gshow

Normalmente consumido no lanche da tarde, o mané pelado é um bolo de mandioca feito com mandioca, queijo ralado, coco, açúcar e ovos. É uma delícia super consumida nos lares goianos, que vai muito bem com um cafezinho!

10 – Doces em compota

compota de fruta | Doce de frutas, Doces sem açúcar, Receitas

Os doces em compota  são muitos famosos em vários estados no Brasil. Em Goiás, eles são muito consumidos e adorados, aparecendo de diversas formas e com os mais variados sabores, como cajuzinho, fruta típica do cerrado que parece um caju, de cor vermelha bem viva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Favor escrever aqui seu comentário
Favor digitar seu nome aqui

- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments