10º Anápolis Festival de Cinema divulga lista dos curtas selecionados
Edição 2024 do festival acontece em agosto, entre os dias 7 e 10, com exibição de filmes, debates, oficinas e encontro cineclubista
A lista dos curta-metragens selecionados para a 10ª edição do Anápolis Festival de Cinema está disponível. Com um total de 370 produções inscritas, a curadoria do festival selecionou 15 filmes nas categorias Curta Nacional, Curta Goiás e Curta Anápolis, que serão exibidos entre os dias 7 e 10 de agosto, prometendo uma programação diversa e de alta qualidade. Também foram selecionadas cinco propostas de produção na categoria Prêmio Incentivar, exclusiva para realizadores audiovisuais anapolinos.
O Prêmio Incentivar, realizado desde as primeiras edições, é um mecanismo de fomento ao audiovisual anapolino. Para participar, a principal exigência é que o realizador seja de Anápolis. A premiação oferecida é de R$ 33 mil para a produção de um curta para lançamento na abertura do próximo Anápolis Festival de Cinema.
As inscrições para o festival vieram de diversas partes do Brasil, destacando-se pela pluralidade de temas e estilos. O público terá a oportunidade de conferir produções que refletem a riqueza cultural e a criatividade dos cineastas brasileiros. Com prêmios no valor de R$ 2 mil para cada um dos cinco filmes selecionados em cada categoria, a competição abrange produções dos gêneros ficção, documentário e ficção infantojuvenil.
Além das exibições dos curtas-metragens, o 10º Anápolis Festival de Cinema contará com uma programação paralela repleta de atividades para os amantes da sétima arte. Estão previstas mesas-redondas, oficinas, debates e sessões com os diretores e equipes dos filmes, exibições de filmes infantis e encontros de cineclubes. Esses momentos proporcionarão uma interação enriquecedora entre o público e os realizadores, fomentando o intercâmbio de ideias e experiências.
O Anápolis Festival de Cinema, criado em 2011, foi realizado anualmente até 2018, consolidando-se no calendário nacional de festivais e como um evento de referência no cenário cultural do Centro-Oeste. Após uma pausa, retomou suas atividades em 2022 e agora, em 2024, celebra sua décima edição.
O evento é reconhecido por sua contribuição para a difusão do cinema nacional e local, promovendo a exibição e a valorização da produção cinematográfica independente. O festival proporciona uma plataforma importante para novos talentos e profissionais experientes exibirem seus trabalhos e trocarem conhecimentos.
O 10º Anápolis Festival de Cinema acontece entre os dias 7 e 10 de agosto de 2024, em diversos espaços culturais da cidade. A programação completa e a lista dos curtas selecionados podem ser conferidas no site oficial do evento (www.anapolisfestivaldecinema.com.br) e no Instagram @anapolisfestivaldecinema.
Toda a programação é gratuita, tornando o evento acessível a todos os amantes do cinema. O Anápolis Festival de Cinema é uma realização da Art Vídeo Produções em parceria com a Prefeitura de Anápolis/Secretaria de Integração, por meio do Fundo Municipal de Cultura de Anápolis (FMC).
Confira a lista de curtas selecionados:
Mostra Curta Anápolis
- Entredentes 3º Corte – Daniel Souza Duarte de Sena
- Nata – Erik Ely da Cunha Prado
- Acordar Uma Última Vez… Para Nunca Mais – Reinaldo de Souza e Silva Mago – Lucas Montes Silva
- Memória nossa – Alba Valéria Souza Calda
Mostra Curta Goiás - Oração a vácuo – Luis Fernando Calil
- Para Carlos – Carlos Cipriano Gomes Junior
- Darcy & Lena – Jadson Borges de Assis
- Atitudinal – César David Rodríguez Pulido
- O fim do meu mundo – Manoela Silva
Mostra Curta Nacional
- Dona Beatriz – Leonardo Cata Preta
- Caratapa – Rodrigo de Miranda Volpe
- A lenda dos cavaleiros da água – Helen Noemi Quintans Gondim Carnielli
- Pirenopolynda – Francisco Izzi de Souza Vitório
- Maputo – Lucas Birolli Abrahão
Prêmio Incentivar
- Artes e vidas: escolas de artes em Anápolis – Daniel Souza Duarte de Sena
- O som das ruas – Alba Valéria Souza Caldas
- A sombra do lobo acuado – Reinaldo de Souza e Silva
- Horror no espaço – Edson Nunes Lopes
- Labirinto da alma – Richard Rodrigues de Souza