TURISMO MUSICAL SOBRE O VALE DA LUA: Ópera Rock “Lua & Ana” de Fred Le Blue retrata a paisagem cultural do Cerrado através da música
Em uma relação imaginária entre dois entes naturais, o Vale da Lua e a Lua, durante sua fase mais próxima da Terra (Super Lua), nasceu a ópera rock “LUA&ANA”: uma ode fabulística poético-musical sobre o Cerrado em Alto Paraíso que visa empreender uma comunicação turística do Cerrado através da arte.
Valorizando o cor-local de sua tribo goiana, o compositor e letrista da obra Fred Le Blue aponta para uma recriação mítica e encantada do Vale da Lua em Alto Paraíso, na Chapada dos Veadeiros: “Defendo uma pesquisa sobre a importância da arte e do turismo musical como potencial para educação e consciência socioambiental dos lugares, através do que venho chamando de “arteteturismo””.
Ao pensar o espaço como geopoética musical, Fred arquiteta uma identidade local singular para esse território cultural, potencializando a criação de vínculos afetivos e viabilidades econômicas para a paisagem cultural do Cerrado através do turismo. Contribui também para que novas formas de turismo, como o digital, o ecoturismo, o cultural e o de experiência, possam florescer de forma sustetável e acessível.
Em 2021, em meio à pandemia cria a banda-selo Artetetos do Pequí para lançar seu trabalhos de músicas “arteteturais” sobre as paisagens culturais e turismo de experiência. Fred Le Blue tem desenvolvido desde 2019 um trabalho como idealizador e produtor cultural do Movimento Artetetura e Humanismo e Editora Multimídia Brasílha Teimosa, a partir de onde tem atuado também como autor de livros acadêmicos, paradidáticos e ficcionais, documentários, musicais e WEB séries de educação política patrimonial e socioambiental. Desde 2023, tem dirigido documentários cinebiográficos de grandes ícones da música no Brasil (André Matos, Geraldo Vandré, Irmãos Cavalera, Dorival Caymmi e Vander Lee), em que faz aportes sobre Musicoterapia e Música Brasileira.
PRA ESCUTAR:
https://soundcloud.com/fred-le-blue/lua-ana-lunaticas-operetas-do-vale-da-lua-para-a-superlua