CulturaNotícias

Apresentação de aniversário celebra trajetória do Coro Sinfônico de Anápolis no cenário musical

O concerto emocionou o público com clássicos de grandes compositores e hits populares internacionais e nacionais

O Coro Sinfônico de Anápolis (CSA) celebrou, nesta terça-feira (27), seu aniversário de sete anos, em uma apresentação memorável no Teatro Municipal. O concerto contou com um repertório de 11 canções que marcaram sua história em diferentes momentos da sua trajetória musical.

Sob a regência do Maestro Rafael Pires e com a preparação vocal de Max Moraes, o público pode desfrutar de clássicos de grandes compositores como Mozart, Haydn e até obras de Thomas Tallis, além de hits populares internacionais e nacionais, refletindo a diversidade estilística do coro.

A noite contou ainda com a participação de músicos convidados, como a Orquestra Jovem de Anápolis e membros da Banda Lira de Prata, além de solistas especiais como Eduardo Barbaresco.

“Celebrar os sete anos do Coro Sinfônico de Anápolis é celebrar uma trajetória de dedicação, talento e a capacidade de transformar a música em uma ponte entre o erudito e o popular. Esta apresentação, que emocionou o público com uma seleção diversificada de clássicos e hits, reflete a essência do nosso compromisso com a cultura. O CSA, com seu histórico de conquistas e apresentações memoráveis, é um orgulho para nossa Secretaria e para toda a cidade de Anápolis, destacando-se como um embaixador cultural que transcende fronteiras”, salientou Dallila Mariane, secretária Municipal de Integração – Assistência Social, Cultura, Esporte, Trabalho, Emprego e Renda.

Com um histórico rico, o CSA já realizou diversas apresentações memoráveis, como sua participação em um evento internacional em Santiago, no Chile, em 2019, onde se destacou como o único coro brasileiro. Em 2021, o grupo lançou um videoclipe em homenagem à cantora Marília Mendonça, que obteve grande repercussão na mídia nacional. No ano seguinte, o coro foi aplaudido durante sua participação no Encontro Paraibano de Coros em João Pessoa, onde recebeu elogios do maestro convidado americano Peppy.

Fundado em 2017 sob a liderança do Maestro Rafael Pires, o CSA se consolidou como um importante representante da Secretaria de Integração Social, Esporte e Cultura, proporcionando experiências musicais únicas ao público local e além. Atualmente, conta com 30 integrantes – sendo 20 bolsistas do Programa da Bolsa Cultura e 10 voluntários – e é reconhecido por suas performances de variados estilos, incluindo Rock, Sertanejo, Pop, Sacro e Gospel.