Maior feira do Centro-Oeste do varejo alimentar prevê mais de R$ 200 milhões em negócios
Evento tem foco em negócios, networking, palestras voltadas para capacitação e discussões com tema central voltado para impactos da inteligência artificial nos supermercados
Goiânia sedia, em setembro, o maior evento anual direcionado aos supermercados, atacado e varejo alimentar. Organizada e realizada pela Associação Goiana de Supermercados (Agos), a SuperAgos é considerada a maior feira supermercadista do Centro-Oeste. Sua 21ª edição será realizada nos dias 24, 25 e 26 deste mês, no Centro de Convenções de Goiânia, com o tema “Multiplique negócios, parcerias e conhecimento na era da inteligência artificial”.
Com ações que buscam impulsionar as oportunidades de negócios que são realizados dentro da feira, a Agos objetiva criar um espaço de conexão entre empresários supermercadistas e diversos fornecedores de produtos e serviços do País, com expectativa de negócios que devem ultrapassar a casa de R$ 200 milhões, durante os 3 dias de evento. Para tal, a SuperAgos 2024 vai contar com novos espaços e expositores, focando no networking dos mais de 20 mil participantes previstos para a edição de 2024.
“Pela primeira vez, em 26 anos de existência, conseguimos comercializar 100% dos estandes e cotas de patrocínio com mais de 60 dias de antecedência. Esse resultado reflete não apenas a importância e a relevância da SuperAgos para o setor, mas também o comprometimento de todos os envolvidos na organização e a confiança que nossos expositores e patrocinadores depositam no evento. Estamos preparados para realizar, em setembro, uma edição ainda mais especial, que vai superar expectativas e promover discussões essenciais sobre o futuro do varejo”, afirma o presidente da Agos, Sirlei Couto.
Dados do setor
De acordo com o Ranking Abras 2024, realizado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o setor supermercadista no Brasil registrou faturamento de R$ 1 trilhão em 2023. Por meio da operação de todos os formatos e canais de distribuição (supermercado convencional, hipermercado, atacarejo, mercado de vizinhança, loja de conveniência e contêiners em condomínios. O resultado representou 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
O setor supermercadista goiano se destacou no cenário nacional ao alcançar faturamento de R$ 21 bilhões em 2023, empregando cerca de 96 mil pessoas. Esse crescimento, segundo o presidente da Agos, Sirlei Couto, se deve a diversos fatores. Entre eles, o aumento do poder de compra da população, a queda nos preços de alguns produtos e a melhoria da segurança pública no Estado.
Conforme apuração do Instituto Mauro Borges (IMB), a partir da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o comércio varejista em Goiás cresceu pelo sétimo mês seguido, com alta de 5,9%, na variação interanual, na comparação entre junho de 2024 contra o mesmo mês do ano anterior. Os dados foram divulgados em agosto e o bom desempenho do setor, que superou a média nacional de 4%, foi influenciado pela alta na venda de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (21,8%), seguida pela venda de outros artigos de uso pessoal e doméstico e hipermercados e supermercados.
Ainda de acordo com os dados, o comércio goiano também obteve crescimento de 6% na variação acumulada no ano, e de 3,5% na variação acumulada em 12 meses, sendo este o maior aumento desde agosto de 2014.
Já no comércio de varejo ampliado, o crescimento em Goiás foi de 12% na variação acumulada no ano, seguido por 11,3% na variação interanual, na comparação entre junho deste ano contra o mesmo mês de 2023, e 6,2% no acumulado em 12 meses.
Para o governador do Estado, Ronaldo Caiado, o desempenho do setor reflete o bom momento da economia goiana como um todo. “Goiás cresce acima da média nacional porque aqui existe um ambiente propício para investir, produzir e consumir: tem segurança, tem crédito, tem estímulo ao desenvolvimento, tem programa de capacitação, tem incentivo à inovação”, enumera o líder do executivo goiano.
Empresas apostam na notoriedade do evento
Entre as novidades deste ano estão a parceria com novos expositores, que vão apresentar uma gama variada de produtos e serviços, desde tecnologias e soluções de gestão até produtos diferenciados e inovadores para o mercado. Na 21ª edição, os visitantes terão acesso a uma área de exposição que ultrapassa 4,9 mil metros quadrados, ou seja, aproximadamente 170 empresas diferentes, divididas em mais de 140 estandes. Desse total, mais de 30 fazem suas estreias e participam pela primeira vez da SuperAgos, provando o quão importante é o evento para o segmento e para a economia goiana. Empresas como Coca-Cola, São Salvador Alimentos, NL, Zuppani, Bonaboca, Fokus Distribuição e Cristal Alimentos aparecem no ranking com os maiores estandes da edição.
Trajetória tem mais de duas décadas
Em 2024, a Agos celebra 50 anos de trajetória marcada por conquistas e desafios. Dentro dessa história, a SuperAgos se consolidou como a maior feira supermercadista e varejista do Centro-Oeste. Tudo começou de maneira modesta em 1997, com apenas 12 estandes na sede campestre da associação. No ano seguinte, o evento foi transferido para o Clube Ferreira Pacheco, ainda pequeno, e, em seguida, para o Clube Jaó, ganhando a confiança de mais empresas.
Em 2001, a SuperAgos deu um salto de crescimento e precisou ser realocada para o Centro de Convenções de Goiânia, já contando com o apoio de indústrias não somente goianas, mas também nacionais. A partir daí, a feira começou a se destacar, a relevância ganhou novos horizontes, ultrapassou as fronteiras estaduais, se destacando como o maior evento do Centro-Oeste e repercutindo em todo o Brasil.