Mais Araguaia 2024: Goiás investirá mais de R$ 4 milhões para impulsionar o turismo na região
O Governo de Goiás anunciou um investimento de mais de R$ 4 milhões para a temporada ‘Mais Araguaia 2024’. O anúncio foi feito pelo governador Ronaldo Caiado durante um evento de lançamento realizado na última quarta-feira (29/5), na esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia. Além de oferecer uma série de serviços nas cidades e acampamentos ao longo do Rio Araguaia.
Cidades como Aruanã, Aragarças, Britânia, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia serão palco de diversas atividades durante o mês de julho, incluindo apresentações artísticas, ações de educação ambiental e segurança, com o apoio estratégico da Secretaria da Retomada.
O governador enfatizou a importância de preservar o meio ambiente e combater práticas predatórias, como a pesca e caça ilegais. Através da Goiás Turismo, recursos do Ministério do Turismo serão direcionados para fortalecer a programação artística, adquirir equipamentos de segurança para os bombeiros e promover a pesca esportiva.
Além disso, o Governo de Goiás está investindo na capacitação de empreendedores locais, oferecendo cursos de culinária com pescado e turismo, visando impulsionar a economia das regiões ribeirinhas do Araguaia. A população interessada em empreender está recebendo capacitação pelo Cotec, e a Secretaria de Estado da Retomada está apoiando pequenas empresas locais.
A Rua do Lazer, montada pela Secretaria de Esporte e Lazer, garantirá a diversão do público infantil com diversas atividades. Enquanto a Semad promoverá ações de educação ambiental e fiscalização para coibir infrações ambientais, e os bombeiros e a polícia militar garantirão a segurança dos visitantes.
Com um efetivo de 380 profissionais, o Corpo de Bombeiros estará presente em nove postos operacionais ao longo do rio, realizando trabalhos preventivos contra acidentes. O Batalhão de Polícia Militar Ambiental também estará atuando com policiamento náutico e fiscalização.
A AGR manterá equipes volantes para fiscalizar o transporte de passageiros e uma unidade de serviços de ouvidoria na região, a AGR Móvel, para atender demandas relacionadas ao saneamento básico, energia elétrica e transporte rodoviário intermunicipal.