Notícias

DR°. Manoel Buco explica a importância do autoexame na prevenção do câncer de boca

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer para 2022, são de 11.180 casos em homens e de 4.010 em mulheres

O câncer de boca se caracteriza como um tumor maligno que afeta as estruturas da boca, bem como lábios, gengiva, bochechas, palato (céu da boca), língua e, principalmente, as bordas e a região embaixo da língua. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa para 2022 é de 11.180 casos em homens e de 4.010 em mulheres. Esses dados correspondem a um risco estimado de 10,69 casos novos a cada 100 mil homens e 3,71 para cada 100 mil mulheres.

De acordo com o cirurgião dentista Dr°. Manoel Buco, especialista em cirurgia bucomaxilofacial e implantes, os fatores de risco para o desenvolvimento se resumem no tabagismo; no consumo de bebidas alcoólicas; na presença de outras doenças, bem como obesidade e HPV; má higienização bucal; utilização de próteses mal adaptadas; e exposição inadequada ao sol.

O câncer de boca tem o seu início com o descontrole de algumas células que crescem e se multiplicam mais rápido que as demais no organismo. É importante dizer que, no início, a afecção é indolor, quando as dores se iniciam é um sinal de que já está em estágio avançado, sempre sendo necessário a visita regular ao dentista, considerando a prática e os conhecimentos que ele possui, seja na identificação das lesões ou, até mesmo, no encaminhamento do paciente para o profissional especialista para o início do tratamento.

COMO PREVENIR O CÂNCER DE BOCA?

Segundo o Dr°. Manoel, além de evitar o consumo de tabaco e bebidas, manter uma alimentação saudável, rica em nutrientes, sempre ter uma boa higiene oral, lembrar sempre de usar preservativos nas relações sexuais, usar sempre o filtro solar, para a face e os lábios.

“Observar os sinais é de grande importância. Lesões e feridas na cavidade bucal, manchas brancas, escuras ou avermelhadas, na gengiva, língua, céu da boca, bochecha, abaixo da língua e dormência nas estruturas da boca por mais de quinze dias. Além disso, podem aparecer nódulos no pescoço, rouquidão persistente”, diz o especialista.

O autoexame também é uma forma eficaz de prevenção do câncer de boca. “O passo a passo, se inicia pelos lábios, analisando a coloração, o contorno e a consistência. O próximo passo é avaliar a gengiva, com os dentes cerrados, puxar todo o contorno e toda a extensão até o fundo. Analisar o céu da boca também é primordial no autoexame. Na avaliação da bochecha, afastar os dedos para os dois lados, aproveitando para apalpar e verificar se a consistência está normal. Em relação à língua, é necessário colocá-la toda para fora, verificando as bordas, que são as áreas mais importantes, e embaixo dela”, completa Dr°. Manoel Buco.

Assim que detectado o câncer de boca precocemente, as chances de cura são mais possíveis e, assim, o autoexame é a grande ferramenta para identificá-lo.