Notícias

Possível material radioativo é encontrado no bairro Vila Isabel em Anápolis

Os anapolinos foram pegos de surpresa na tarde desta sexta-feira, 19. Uma cápsula de Césio, elemento radioativo geralmente usado em máquinas de raio-X, pode ter sido encontrada em uma casa da Vila Santa Isabel, região Norte de Anápolis. A suspeita é de que um morador, que seria um acumulador (pessoas que têm dificuldades em descartar objetos inutilizáveis) teria guardado a cápsula do Césio no local.

A casa foi isolada pelo Corpo de Bombeiros, após confirmar a suspeita. Sem equipamentos adequados, os militares, aguardam uma equipe de Goiânia, especializada em produtos perigosos, que deslocam para a cidade para atestar se trata do elemento radiológico.

Além disso, um técnico da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), local para onde cápsulas do acidente radioativo do Césio 137 foram levadas, em Abadia, estaria se deslocando para avaliar o material com uso de detectores. O objetivo é verificar se há ou não a possibilidade de acidente radiológico. O proprietário da casa foi preso e com ele encontrado uma arma branca.

Cesio- 137🚫

O maior acidente radioativo em área urbana do mundo aconteceu em Goiânia, em setembro de 1987, depois que uma cápsula de Césio-137 foi aberta. Ainda hoje, existem pessoas que foram atingidas pela radiação.

Foto: Corpo de Bombeiros