CulturaNotícias

A cidade histórica de Pirenópolis está movimentada pela alegria da FLIPIRI

A Festa Literária de Pirenópolis – FLIPIRI acontece até o próximo sábado (9). Os organizadores esperam a presença de cerca de 5 mil na cidade histórica, reconhecida como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A programação gratuita inclui atividades especialmente preparadas para alunos, professores, gestores de escolas públicas e o público em geral. Um amplo programa de formação de professores é uma das principais apostas. Estão previstas palestras, lançamentos de livros, sessões de autógrafos, encontros com escritores, apresentações musicais e teatrais, debates, exposições, caminhadas poéticas, livraria, saraus, oficinas e encontros de ilustradores.

Tradicionalmente, a FLIPIRI presta homenagem a escritores brasileiros consagrados, como Bernardo Élis, José J. Veiga, Vinicius de Moraes e Cora Coralina, entre outros. No entanto, nesta edição, a homenagem será dedicada à Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (APLAM). Essa entidade tem como objetivo preservar a cultura e valorizar os talentos artísticos ligados à cidade de Pirenópolis e foi fundada por diversos ativistas culturais, incluindo Arnaldo Setti, Maria Eunice Pina, José Reis, José Sisenando Jayme, além de cinco acadêmicos da Academia de Letras de Brasília.

Realizada pelo Instituto Casa de Autores e pela Secretaria de Educação de Pirenópolis, a FLIPIRI conta com o apoio institucional do Governo do Estado de Goiás, Villa do Comendador, Dádiva Hotel Boutique, Iesb Centro Universitário, Acisap e patrocínio do B3 Hotels.