CulturaNotícias

Brasiliense leva prêmio internacional com foto da Chapada

O fotógrafo Marcio Esteves Cabral foi o primeiro brasileiro da história a vencer o prêmio Epson International Pano Awards

Brasiliense vence prêmio internacional por foto na chapada

O vencedor do prestigiado prêmio de fotografia Epson International Pano Awards 2023 é o brasiliense Márcio Cabral, 49. O fotógrafo levou a premiação na categoria “VR/360” de fotos panorâmicas, competindo contra mais de mil participantes de 102 países diferentes. Cabral também cravou seu nome na história como o único brasileiro a conquistar este prêmio internacional.

A ideia do brasiliense é mostrar a beleza da Chapada do Veadeiros, um dos principais destinos turísticos dos brasilienses, em um impressionante panorama esférico. Com uma rica biodiversidade, paisagens deslumbrantes e uma vasta área natural de mais de 240 mil hectares, Cabral dá destaque a uma planta muito conhecida do Cerrado brasileiro. Trata-se da Paepalanthus, espécie rara e em extinção. Chamada de Sempre-viva, mas também conhecida popularmente como “chuveirinho”.

O fotógrafo utiliza lâmpadas em meio a escuridão para iluminar as plantas e criar um contraste com o céu escuro. Ao fundo, o fotógrafo consegue destacar a via láctea em um incrível encontro com as colinas do parque ambiental. O panorama que revela as cores e formas de estrelas e nebulosas foi feita através de uma câmera especializada para astrofotografia, que concede melhores detalhes do universo.

A imagem, que mais parece uma pintura, rendeu ao fotógrafo um prêmio em dinheiro no valor de US$ 2.700 (R$ 13,8 mil).

A fotografia foi produzida em junho, deste ano.

Sobre o prêmio 

A premiação Epson International Pano Awards criada em 2009 pelo fotógrafo de paisagem australiano David Evans, tem como objetivo reconhecer e premiar fotografias panorâmicas. Segundo a organização, este grande investimento é importante para dar destaque a este nicho que não é valorizado da forma que deve.